Dinamo E-Racing

Somos mais que um

projeto de extensão

Somos uma equipe!

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Capitania

Capitania

time elétrico

Powertrain

O Powertrain é a área responsável pela união entre as partes elétrica e mecânica do projeto, sendo responsável pelo movimento do veículo a partir da interação dos packs de bateria, motor e transmissão. É uma pasta subdividida em quatro subáreas dentre elas o acumulador, motor e controlador, transmissão e CFC (cabos, fusíveis e conectores). Cada componente escolhido pela área deve ser avaliado individual e conjuntamente com os outros a fim de garantir uma energização segura para o movimento do veículo. Por fim, vale ressaltar que o foco do PWT é a alta tensão do veículo, então os cuidados com a proteção de cada componente, desde a refrigeração até o monitoramento da tensão máxima permitida, devem ser dobrados!

 

time elétrico

Powertrain

O Powertrain é responsável por todo o circuito de alta voltagem do veículo. É a área que cuida da transmissão de força do motor para as rodas do carro.

electrical

O Eletrical é responsável por todo sistema eletronico embarcado do carro, onde é garantido o devido funcionamento dos sensores, acionamento do motor,e as sinalizações de segurança.

electrical

O Electrical é a área responsável pelos circuitos de baixa tensão do carro. Eles fazem o dimensionamento de cabos, a seleção de botões e conectores, além da coleta de dados do veículo (Telemetria).

Time Mecânico

Estrutura e Aerodinâmica

A pasta de estrutura e aerodinâmica se divide em duas partes principais: desenvolvimento de um chassi e carenagem para o veículo. 

A área de estrutura dedica-se a construir um chassi seguro, resistente e leve para o veículo. Este, é o “esqueleto” do carro, que fornece suporte para todos os componentes, como por exemplo, suspensão, transmissão, motor, circuitos eletrônicos, ergonomia e aerodinâmica. O projeto estrutural busca otimizar a rigidez e distribuição de peso, com a menor massa possível para o chassi. Ademais, busca um projeto que consiga suportar os componentes de diversas áreas. Assim, o chassi é fundamental para assegurar o desempenho estável e previsível do veículo, assim como garantir segurança ao piloto.

Já a aerodinâmica é responsável por lidar com o fluxo de ar ao redor do veículo e garantir que este seja suficiente para o arrefecimento de outros componentes do carro, como freios e suspensão. Desta forma, este ramo visa desenvolver aparatos para minimizar a força de resistência do ar no carro e maximizar a geração de downforce. O downforce aumenta a aderência dos pneus à pista e pode ser gerado principalmente pelo bico, asas dianteira e traseira e difusor, os quais garantem maior estabilidade nas curvas, acelerações e frenagens do veículo. Isto permite que o carro alcance tempos de volta mais rápidos.


Time Mecânico

Estrutura e Aerodinâmica

A área é responsável pelo design, simulações e manufatura da estrutura e da carenagem do veículo. Esses componentes acomodam todos os outros, e devem equilibrar vários fatores simultaneamente, como o design, a eficiência aerodinâmica, a redução de peso e a redução de custos!

Suspensão e direção

O desenvolvimento da suspensão do veículo é essencial para a garantia de estabilidade, conforto do piloto e eficiência do carro durante as corridas. Para isso, os membros fazem projetos e realizam simulações a fim de encontrar a configuração ideal de suspensão que aumente o contato do veículo com o chão, aumente a segurança e reduza o custo de manufatura desta.

Suspensão e direção

O desenvolvimento da suspensão do veículo é essencial para a garantia de estabilidade, conforto do piloto e eficiência do carro durante as corridas. Para isso, os membros fazem projetos e realizam simulações a fim de encontrar a configuração ideal de suspensão que aumente o contato do veículo com o chão, aumente a segurança e reduza o custo de manufatura desta.

Freio

O freio é o principal mecanismo de segurança do veículo. É essencial que haja o estudo do melhor mecanismo de frenagem possível, a fim de evitar qualquer acidente. A área busca aumentar a eficiência de frenagem, além do controle de temperatura das pastilhas de freio, do dimensionamento de componentes e da análise de custos.

Freio

O freio é o principal mecanismo de segurança do veículo. É essencial que haja o estudo do melhor mecanismo de frenagem possível, a fim de evitar qualquer acidente. A área busca aumentar a eficiência de frenagem, além do controle de temperatura das pastilhas de freio, do dimensionamento de componentes e da análise de custos.

Time Administrativo

Recursos Humanos

O RH busca manter o ambiente de trabalho da equipe saudável. Eles interagem com todos os membros da equipe a fim de avaliar a satisfação destes com o que estão desenvolvendo dentro de seu time. Também promovem integras e dinâmicas que envolvem e divertem todos os membros!

Time Administrativo

Recursos Humanos

O RH busca manter o ambiente de trabalho da equipe saudável. Eles interagem com todos os membros da equipe a fim de avaliar a satisfação destes com o que estão desenvolvendo dentro de seu time. Também promovem integras e dinâmicas que envolvem e divertem todos os membros!

Marketing

O marketing tem como objetivo trabalhar a imagem da equipe. A área é responsável pela identidade visual da Dinamo, além de cuidar das redes sociais da equipe. Junto com o RH, o marketing também procura aumentar a satisfação dos membros com a equipe, fazendo-os se sentirem parte de um time.

Marketing

O marketing tem como objetivo trabalhar a imagem da equipe. A área é responsável pela identidade visual da Dinamo, além de cuidar das redes sociais da equipe. Junto com o RH, o marketing também procura aumentar a satisfação dos membros com a equipe, fazendo-os se sentirem parte de um time.

Relações Externas

As relações Externas (RE) cuidam das parcerias, patrocínios e de assuntos relacionados à parte financeira da equipe.

Relações Externas

As relações Externas (RE) cuidam das parcerias, patrocínios e de assuntos relacionados à parte financeira da equipe.