Dinamo E-Racing

como funciona a

competição

e qual seu objetivo?

como funciona a

competição

e qual seu objetivo?

Imagem da competição internacional

História

Com início nos Estados Unidos em 1981, alavancada pela carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance a competição foi impulsionada pelas três grandes montadoras Americanas, General Motors, Ford e Chrysler, que viram nessa competição uma oportunidade única de garimpar novos engenheiros para suas equipes. Esse apoio se fortaleceu com o tempo e as empresas ficaram plenamente satisfeitas com os estudantes que eram contratados.

No Brasil

No Brasil a 1ª competição do Fórmula SAE ocorreu no ano de 2004 e já está na sua 16ª edição. Atualmente a competição acontece na Austrália, Itália, Inglaterra, Alemanha, Brasil e Estados Unidos, onde são reunidas as melhores equipes de cada país.

Imagem da competição FSAE Brasil 2017
Membros da Dinamo na competição

A competição

A competição Fórmula SAE BRASIL tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

As provas

Inicialmente há a inspeção técnica do veículo, que tem como objetivo analisar se o projeto se encontra dentro dos requisitos propostos pela competição. As equipes podem alterar o projeto até o fim do dia caso haja alguma irregularidade. Dentre as provas estáticas, a análise do  projeto tem como objetivo avaliar a documentação feita do projeto, assim como os testes e simulações, além das justificativas para as escolhas da equipe. Em seguida, na apresentação do Business Case a equipe deve convencer os “investidores” (que são os juízes) de sua proposta, e é levado em conta o Marketing, a análise de mercado e o retorno financeiro. Por último, é feito a análise de custos de manufatura do veículo e a viabilidade de produção.

As provas

Dentre as provas dinâmicas, a prova de aceleração tem como objetivo avaliar a aceleração do veículo em um trecho reto. A aceleração envolve o torque, potência e também a aderência do veículo à pista. A prova do Skip Pad, mostrada na imagem, avalia o comportamento do veículo em curvas. A prova de Autocross testa a dirigibilidade e o conforto do veículo, envolvendo várias frenagens e acelerações, avaliando assim todos os mecanismos do veículo. Por fim, a prova do Enduro avalia a resistência do veículo, que percorrerá 22Km em uma pista determinada.